Image hosted by Photobucket.com

14.7.05

As velhas "febres"

De vez em quando preciso ir em Jequié. Compromissos sociais, sabe como é... Minha família por parte de mãe é toda de lá. E toda vez que eu estou voltando, minha bisavó chega com um pacotão de merendas. Normalmente são pacotes de salgadinhos de interior, que costumam passar alguns meses aqui guardados no armário, até alguém se retar e jogar no lixo. Pois a história de hoje começa com um pacote desses salgadinhos, que devia estar há mais ou menos 4 meses guardado aqui.

Bateu uma vontade de comer alguma porcaria industrializada no meio da tarde. Não havia absolutamente nada em casa, além de carne crua e dois pacotes de "Mico´s Kids" sabor pizza (já vi até aqui na cidade grande). Já decidido a ir na barraca aqui perto comer uma paçoca e tomar uma coca, vi que estava chovendo. A fome começou a apertar, e eu tive que fazer o inimaginável: comer a droga do salgadinho. Até que não era tããããão ruim. Classifico como ruinzinho. Pelo menos me trouxe boas lembranças.

Sim, porque vinha uma figurinha dentro do pacote, naturalmente toda gosmenta e melada de sal. Quando peguei-a, lembrei imediatamente de todas as manias que apareciam e sumiam quando eu tava na 1ª série. E tinha cada coisa legal viu... Lembrar o nome certinho é difícil, mas lendo dá pra lembrar.


- Tazos Looney Tunes

Caraca! Eu tinha a coleção quase toda! Tinha o álbum da Elma Chips feito especialmente pra colocá-los, e também um trocinho cilíndrico, o porta-tazos, onde se empilhava todos eles.


Uma vez, na 1ª série, em Jequié, sumiram todos os Tazos de um colega meu. Prontamente pensamos no plano pra pegar quem "roubou". Colocamos um porta-tazos vazio no chão e dissemos pra um suspeito: "Olha só! Um monte de Tazos! Não vai pegar não?". O coitado ficou com fama de ladrão. Bons detetives aquela escola formou!


Também não esqueço de quando fui "rapelado". Tinha váááááários tazos repetidos, e resolvi "bater" pela primeira vez. Perdi todos e tomei sermão de minha mãe quando cheguei em casa.

Ainda lembro a felicidade que era quando encontrava um Tazo inédito. Geralmente quando tirava do pacote, a gente lambia pra limpar.


- Partes do corpo gelatinosas da Família Adams

Isso vinha em uma caixa que continha um salgadinho, outra coisa que me esqueci e a "parte do corpo gelatinosa". Vou chamá-la de PCG.

Pois bem. Tinha o olho, orelha, dedo e algum outro (acho que era nariz). Meu sonho era conseguir um olho, pois era o único colorido e mais chamativo. Os outros não passavam de gelecas cor de pele. O olho não. Tinha o sangue, a íris, etc.

Como criança traumatizada que fui, todos os meus colegas tinham o olho e eu só conseguia pegar dedos.

Obs. Nem usei a sigla PCG...

Obs 2. Não achei nenhuma foto!


- Geloucos Coca-Cola

Eram aqueles trocinhos de plástico duro da Coca-Cola. Não sei porque, mas aquilo nunca me atraiu muito. Não me levem a mal, mas eu prefiro coisas "apertáveis" (sem duplo sentido).

Você juntava acho que uns 10 selos que vinham nos copos plásticos e mais alguma grana pra pegar o Gelouco. Lá no colégio o pessoal andava com uma tesoura na mão, vasculhando as latas de lixo em busca de copos ainda com o selo.

Não vou mentir. Fiz isso algumas vezes.

Obs. Também não encontrei nenhuma foto deles.


- Álbuns de Figurinhas

Todo mundo teve pelo menos uns cinco desses na vida. Eles podem ser divididos em dois grupos: Os fodões e os fuleirinhos.

Os fodões eram de seriados da Globo e do Campeonato Brasileiro. As figurinhas eram caríssimas. Um pacote de duas era uns 30 centavos. Mas também, algumas brilhavam e a porra. Todo o álbum e todas as figurinhas eram coloridas. Uma coisa legal é que dava pra pedir as figurinhas que faltavam pelo correio. Uma vez completei um álbum da TV Colosso! Também consegui completar um que era de um desenho com uns ratos motoqueiros, que não dá pra lembrar o nome de jeito nenhum.

Já os fuleirinhos, eram vendidos normalmente no camelô. Eles atraíam bastante pelo baixo preço da figurinha, e também porque todo mundo conhecia alguém que havia ganhado um prêmio. O álbum era de graça. Sempre tinha vários temas em um único, que normalmente eram seriados japoneses da TV Manchete e Chiquititas. Todos tinham Chiquititas. E por falar em Chiquititas, encontrei uma atriz que trabalhava nisso lá no Orkut. Uma tal de Liliah Virna. Voltando ao assunto, os fuleirinhos eram bem menores que os fodões e com as páginas em preto e branco. E eu ganhei um par de raquetes de plástico!!!

Obs. Vi várias fotos na busca do Google, mas tavam todas hospedadas no ML e a compra havia finalizado. Não deu pra pegar...



Com certeza absoluta existem muito mais bostas que eu esqueci de contar aqui. Se lembrar de algumas, crio a Parte II desse post.

Image hosted by Photobucket.com