Nova forma de marketing: My Space
Outro dia Vico me falou sobre um tal de "My Space". Me cadastrei pra ver direito como era. Basicamente, é um "Orkut gringo" (claro, pois o Orkut já é nosso). Não sei qual dos dois foi criado primeiro, mas a julgar pelo número de membros parece ser o My Space, que tem 25 milhões de pessoas, no máximo mil brasileiros, enquanto o Orkut só conseguiu 8 milhões. Tem muitas coisas diferentes.
No My Space, não precisa ser convidado por ninguém. O seu profile não é apenas um profile, mas sim quase uma página pessoal. Qualquer um pode olhar, mesmo não sendo cadastrado, e ainda dá pra botar um endereço legalzinho: www.myspace.com/oquevocequiser. Um ponto fraco é o fato do código da sua página ser aberto. O povo pode personalizar o perfil. Na verdade isso era pra ser bom, mas acabou caindo nas mãos de seres acéfalos. O resultado é ver barras de rolagem horizontais tão espessas quanto um fio de barbante (quanto menor, mais espaço tem pra andar, seu burro) e a necessidade de um daqueles óculos especiais que usam pra fazer soldas: combinações de rosa-choque com verde-piscina não são muito agradáveis à visão! E pior é quando botam figuras como background. Precisa ficar movendo a barra, porque a letra é branca, e o carro na foto também, etc. Daí as menininhas descobrem na internet vários acessórios pra incrementar a página, como uma janela de passar videoclipes, figuras piscantes que fizeram minha irmã ter um ataque epiléptico e outras bostas. Isso me faz pensar que daqui a uns 10 anos não existirão mais webdesigners. Essa geração tá foda! Será que alguém acha isso bonito? E isso? A nível de comparação, veja o meu. Na verdade já vi bem piores, mas esses foram os que consegui encontrar passando o olho rápido. Claro que falei só do profile, não das donas!
O espírito do My Space é bem diferente do Orkut. Lá, o tal do Buyukokakakekakea (criador) recusa todo mundo que quer ser seu amigo, e o limite é de mil friends. No My Space, quem se cadastra torna-se automaticamente amigo de um tal de Tom, que mais tarde descobre-se ser o pai da miséria. Ele tem apenas 25 milhões de amiguinhos! Dá pra ver que o objetivo é acumular o maior número de coleguinhas. Vasculhando aquilo, encontro uma menina com uns 2 mil amigos. Espantei-me. Oh! Pobre ingênuo... Mal sabia eu que alguns minutos depois iria ver uma pessoa com carisma tão grande a ponto de ser amiga de 120 mil pessoas!!! Adicionei-a (lá dá pra ver quem está online, e ela estava), e em alguns minutos veio a aceitação. De repente, começam a chegar dezenas de mensagens automáticas da menina, que são enviadas a todos da lista de friends, pedindo que adicionássemos alguns amigos dela. Deletei-a. Já basta spam no email do UOL!
Como não levei o My Space muito a sério, fui procurando as mais bonitinhas para que seus lindos rostinhos enfeitassem meu profile (não faço isso no Orkut). A maioria aceitou. Daí comecei a receber não só mensagens para adicionar amigos, mas também propagandas de shows e lojas! Puta que pariu! Fiquei imaginando o que deve fazer a menina que tem 404 MIL AMIGOS. Na TV, em alguns horários e canais, a propaganda não atinge um público tão grande. Sinceramente, se eu tivesse uma empresa nos EUA pagaria a essa mulher pra fazer meu jabá. Talvez ela até já ganhe dinheiro com isso, sei lá. Esses publicitários estão cada vez mais peraltinhas!
Ia colocar uma foto de Duda Mendonça, mas mudei de idéia em respeito a um colega que é filho dele (Duda é baiano, caralho... Vocês não sabem de porra nenhuma!).O que ainda me intriga é o porquê de existirem tantas japinhas californianas nas comunidades, ou melhor, Groups, do tipo "Hot Girls". São mais da metade! São muito convencidas! E são feias...
<< Home